Processo

Visão Geral

O processo de desenvolvimento de software da Voat é um processo iterativo e incremental, nascido com influência de modelos de qualidade e metodologias bem estabelecidas e conhecidas pela indústria de software. Sobre modelo de qualidade, o processo de desenvolvimento da Voat tem forte influência do CMMi (Capability Maturity Model), modelo mantido pelo SEI. Sobre metodologias de desenvolvimento de software, este processo apresenta grande influência de RUP (Rational Unified Process) e o Scrum.

A figura abaixo mostra uma visão geral do processo da Voat.

Na figura é possível observar as áreas de processo abordadas. Tudo se inicia no levantamento das necessidades do cliente. Após a definição do escopo do projeto, através do gerenciamento e planejamento, o projeto entra no ciclo iterativo em que, ao final de cada ciclo, uma versão do software é gerada.

Por sua influência ágil do Scrum, o processo é flexível para aceitar mudanças de requisitos ao longo do ciclo de desenvolvimento, tomando a característica de incremental em relação ao produto de software gerado, agregando sempre valor ao negócio do cliente.